segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Módulo I


Faltei a esta aula mas recebi os textos: Resoluções de número 1 e de número 5 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, datadas 7 de abril e 17 de dezembro de 2009, respectivamente.

Da primeira resolução gostei muito deste trecho: " As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil, ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem buscar a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores."

Da outra, percebi já a mudança do atendimento para de 0 até 5, e não mais seis anos como na anterior, e um maior volume de texto. Deixando de ser mais geral para delinear um pouco mais as diretrizes. E quando trata de RECURSOS TECNOLÓGICOS E MIDIÁTICOS! Sonhei com máquina fotográfica, computador e impressora, além de filmadora e DVD com controle remoto para poder colocar os vídeos na cena que quero! Lá na minha unidade, e isso não é privilégio de poucas, levei de casa um grampeador por causa da escassez de tal material na unidade.
Eu tive a curiosidade de ler um pouco sobre Pierre Bordieu  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bourdieu)

Por mais que eu esteja apta a superar o senso comum de que escola pública não tem qualidade, fica muitas vezes impossível concorrer em qualidade sem material para ampliar experiências! Falta inclusive ônibus para onde trabalho, e falta periferia adicionada no meu contra-cheque, falta muitas vezes merenda com variedade para as crianças... neste último mês o biscoito de todo dia já não tinha mais o interesse das crianças.
Eu tenho me preparado! Espero que estejam sendo investidos pesadamente condições e materiais para que eu possa fazer com maior qualidade. E que tudo consiga chegar nas minhas mãos.
Leiam mais e olhem o que tem sido oferecido de material nas unidades! Façam inventário oral rapidinho na minha sala com o critério: o que veio pela prefeitura, ou MEC, e o que veio de doação do meu bolso ou de amizades!
É muito sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário