segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Rotina, relações, reuniões, reações, e recomendações.

Para falar de rotina tenho um texto pequeno que gosto muito, click e se delicie!

Falar de rotina, das relações pessoais, das reuniões com pais e também responsáveis, das reações, e das recomendações são reflexões necessárias e que acabam por revelar quem somos. Vamos lá?!
Esta foto registrada para nós e para as crianças  é de quem veio para a reunião, e aí a pró pode pedir que eles também lembrem aos adultos sobre as reuniões... um recurso, um documento, com significado pois noutras vezes são as crianças que expõem para os adultos.  Note que é de 2010!
Ela também foi colocada aqui para eu dizer que esse discurso já tão memorizado de que os pais precisam participar, ser parceiros, tem que encontrar meio de acontecer! 
E a disponibilidade precisa de reciprocidade.
Esta foi tirada este ano! Preparando a reunião.
A ideia é: são dezoito crianças então é necessário pelo menos dezoito cadeiras. 
E assim fica fácil perceber se a frequência esta bem na foto.
E o registro? Pode ser ata, ou pode ser foto juntamente com uma lista do que se tratou 
seguida da assinatura dos presentes.
E, quem veio, pode nos ajudar com quem não veio, não é mesmo? Eu pedi para ficarem com um e perguntei quem gostaria de me ajudar entregando este papel para quem não veio:
E para começar a reunião li uma história, com lobo e tudo!
Eu tenho o livro, e só li depois de lembrar junto com os pais como é a história conhecida dos três porquinhos, e que só iria mostrar as imagens depois de ler todo o livro. 
Mostrei que seria rápido pela espessura do livro.
Tratei de perguntar se o lobo era inocente ou culpado 3 vezes: após lembrarmos a história, depois de ler o livro e, após a última ilustração do livro. Ficou curioso(a)?
Tudo para falar que é preciso ter dados para não julgar por apenas um ponto de vista. Que fui pouco procurada este ano, justamento no primeiro ano da turminha fora de casa o dia todo...
 Esta foto é do ano passado, pois todas as fotos com uso de tinta deste ano não chegaram até o computador... E duas coisas preciso falar sobre isso: material e trato com o material.
Esta tinta está vencida. Todas estão!!! Mas ou uso ela ou comprarei do meu bolso, pois já compro tudo colorido que preciso pois na unidade não há papel de cor, nem de texturas diferentes, nem fita adesiva, muitas vezes também não tem açúcar, feijão... Outra coisa é o uso, o trato, antes e depois, pois o espaço precisa ser limpo após a atividade e isso  as vezes não é tão simples para todos. O que muitas vezes acaba minimizando ousarmos tais aulas.
 Foto também do ano passado! Olha que gostoso a dedicação deles com o piloto que a pró trouxe para unidade para que experimentem usar uma variedade maior de materiais.
 Mais uma do ano passado. Na hora exata em que o almoço chega nós já sabemos o que vamos comer, pois  um prato chega antes de todos os demais para vermos, sentirmos, nomear... e encher a boca de água. Cantamos, saudamos o funcionário que traz o almoço... nos deliciamos com a rotina bem degustada.
 O choro, a escuta e as afinidades proporcionam histórias que marcam nossas vidas, nos 
aproximam. e nos fazem crescer, a eles e a nós também!
 Nas segundas cantamos como nos outros dias, que é dia de alegria, mas é dia também de mapear e registrar os arranhões, de ter mais paciência com o lidar com a rotina pois o fim de semana é 
sempre muito cheio de imprevistos. 
 E nossas rodinhas vão se tornando mais redondinhas com o tempo!
 E o nosso olhar de cuidado precisa ser sensível pois mofo é um terrível inimigo da nossa saúde.
 Centopeias vão, centopeias vem, cuidam dos nossos sapatos e vão embora também!
 E nosso olhar de orgulho percebe o respeito construído até ao bolo tão desejado, reproduzido 
nos livros, nas tarefas, nas falas, e agora nas lembranças embora nossos dedos rápidos estejam querendo se soltar no açúcar e no sabor das experimentações.
Não conseguimos parar de notar que já não parecem ser Grupo 2! Não são mesmo! O ano termina, sobram fotos e saudades além da certeza que buscamos fazer o nosso melhor, estampada no rosto de uma das crianças (seu óculos) e em folhas entregues ao PESI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário