terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Módulo II - ETAPA 6

Linguagem Matemática


Com Isaura Nascimento Moreira
Isaura Nascimento Moreira

Com significado etimológico para a palavra Matemática  Isaura começou a aula!
Minhas primeiras palavras foram: - Por quê não me informaram isso antes? Creio que eu teria ganho mais rapidamente amor por esta disciplina.

Durante muitos anos da minha vida eu não fui muito afinada com o que me ensinaram ser Matemática, pois o ter que decorar tabuada, o ter que ser rápida em continhas mentais, os produtos notáveis, e as relações de alguns professores  que tive com a transposição didática me causaram uma rejeição que ainda é muito comum nas pessoas escolarizadas.

Só vim refazer o percurso de aproximação desta ciência quando me tornei pró do pré!
Aprendi muito! Reconhecendo Matemática ao meu redor enquanto aprendia com meus parceiros de sala de aula, enquanto eles pensavam que eu que era a pró! 
Depois, fui conhecer Matemática por uma professora apaixonada! Que possibilitou me reencontrar criança nos textos que relatavam como as crianças aprendiam número, escrita de quantidades, registros de operações convencionais ou não, estratégias pessoais, a importância das estimativas nas construções dos saberes pessoais, a semelhança do processo de aquisição do Sistema de Numeração Decimal e da base alfabética... e até a falar mais baixo cada vez que a turma faz mais barulho. E a ficar mais distante quando quem precisa ser ouvido precisa aumentar o volume da voz. Eis aqui: Ana Virgínia Luna!

Este dia de aula foi o melhor dia do curso inteiro! Nesse eu me espalhei de tal forma 
que só quem estava lá para contar.

E na folha de avaliação que sempre nos esperava no final de cada aula eu fiz questão de pontuar:
Deveriam ter dado maior tempo para Matemática e Oficinas Musicais para este 
alunado tão carente de conhecimento!

Muitos jogos, muita informação e pouquinho tempo para apreender.

A apostila está ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário